Auriculoterapia

Este é um método terapêutico e analgésico por estímulos  na orelha, que é considerada um microssistema do corpo. Ou seja, a orelha é a parte que representa o todo (todo o corpo).

 

Há vários enfoques da Auriculoterapia: a Medicina Tradicional Chinesa, a Escola Francesa e a Escola Brasileira, que é a junção das duas primeiras.

 

O estudo da fisiologia pelo qual a Auriculoterapia atua foi incorporado não somente à medicina tradicional chinesa, mas também foi motivo de estudos por hospitais da medicina ocidental, trabalhando-se em temáticas como a anatomia, a fisiologia, o sistema nervoso, os fluídos corporais para a atuação de diversos profissionais de saúde. No Brasil, a Auriculoterapia é uma especialidade que também faz parte das Práticas Integrativas em Saúde (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Sua forma de ação está baseada no movimento do sangue (Xue) e da energia (Qi), na manutenção do equilíbrio Yin e Yang. Assim, fortalece a energia que contribui para a saúde integral.

 

A rica inervação da orelha favorece os resultados terapêuticos através do uso dos pontos auriculares, realizado através de diferentes tipos de estímulo: agulhas de acupuntura, esferas metálicas, sementes, massagens. Cada mudança que se produz em um órgão interno é refletida no ponto correspondente da orelha.

 

Contraindicações 

 

- Mulheres com menos de 5 meses de gravidez com história de aborto espontâneo não são indicadas a este procedimento. Porque do 5º ao 9º mês não podem ser estimulados determinados pontos auriculares correspondentes ao ovário, útero, abdômen, dentre outros.

- Em pessoas desnutridas, com baixa resistência física, debilitadas ou hipotensas não se deve usar muitos pontos auriculares nem fazer estímulos fortes, pois podem causar efeitos colaterais indesejáveis.

- Quando a orelha estiver inflamada, deve-se evitar tocá-las através dos pontos da Auriculoterapia.

 

A Auriculoterapia não consiste apenas na colocação de pontos na orelha para tratar uma determinada patologia. É uma terapia mais ampla que também equilibra o emocional e as energias,  que também contribuem para a manifestação de doenças e desequilíbrios físicos.

Auriculoterapia e Estética

Na área da Estética, a Auriculoterapia é um excelente aliado, trazendo mais equilíbrio, bem-estar e beleza, que vem de dentro para fora.

 

Por exemplo, se alguém tem olheiras causadas principalmente por dormir mal, a Auriculoterapia auxiliará para uma melhor qualidade do sono. Terapias estéticas e uso da cosmetologia podem também ajudar a atenuar as olheiras, mas são apenas paliativos se o mal dormir persiste. Este é apenas um exemplo dos inúmeros benefícios da Auriculoterapia usada separadamente ou em conjunto com outras áreas da saúde, estética e bem-estar.

 

É realizada uma avaliação para o diagnóstico dos pontos a serem utilizados. A aplicação é simples, porém minunciosa. O tratamento é feito por um determinado número de sessões, geralmente uma vez por semana.
 

Entre em contato e marque uma avaliação